Algarve | Faro
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

Faro

Faro é a capital do distrito do Algarve.

Existem na cidade numerosos vestígios das presenças romana e árabe na região. Durante os cinco séculos da ocupação muçulmana (712-1249), tempo em que a cidade se chamou “Ossonoba”, Faro foi um importante porto comercial e agora tornou-se o centro administrativo da região.

A zona histórica de Faro, ainda cercada pelas muralhas da época romana, é uma atracção para turistas nacionais e estrangeiros. Aí encontra-se o largo que foi outrora o forum romanum. A catedral datada do século XII, o Palácio Episcopal e o Convento do século XVI, que alberga actualmente o Museu Arqueológico, são algumas das outras construções interessantes da cidade.

Do lado do mar, Faro está cercada pela Ria Formosa, uma reserva natural com mais de 17 000 ha, onde aves migratórias e outras espécies raras encontram refúgio.

O Aeroporto Internacional de Faro - por onde passam milhões de passageiros anualmente - dispõe de ligações aéreas para a maioria das capitais europeias.

A Ilha de Faro, que o termo correcto è a Península do Ancão, está situada na fronteira ocidental da Ria Formosa, e estende-se da Praia do Ancão perto do mundialmente famoso resort de golf da Quinta do Lago, até Faro. É conhecida como a Ilha de Faro, apesar de ser uma península.

A ilha seguinte para leste, separada por um canal estreito de água é a Ilha da Barreta, mais conhecida como a “Ilha Deserta” porque é desabitada. O acesso à ilha é feito apenas de barco e estende-se ao longo de uma distância de 10 km. A ilha é completamente desabitada e é o lugar ideal para observar a flora e fauna únicas da Ria Formosa.

Veja o vídeo promocional do Município de Faro: