Noticias | Geral
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

Portugal durante a semana da Pascoa. Saiba o que pode e não pode fazer

29 março, 2021 Geral

A falta de continuidade não vai parar durante o período da Páscoa, mas o Governo ajustou o plano "gradual" para garantir que esse período de festividades não seja um momento para viagens e reuniões. Veja o que muda até 5 de abril, em oito perguntas e respostas (e mais uma sobre o que está planejado para acontecer após essa data).

POSSO VIAJAR ENTRE CONCELHOS?

Não. O primeiro-ministro António Costa destacou o objetivo de "garantir que a Páscoa não seja um tempo de viagem e reunião, mas, pelo contrário, outro momento de confinamento". Nesse sentido, os cidadãos estão proibidos de se deslocar para fora do município de residência, diariamente, a partir da meia-noite de 25 de março/26 de março (quinta/sexta-feira) e até 5 de abril (segunda-feira). 

 

E VIAJAR PARA O EXTERIOR?

Sim, você pode, com uma exceção. Desde a última segunda-feira (15), a proibição de viajar para fora do continente foi levantada, seja por estrada, ferrovia, ar, rio ou mar. No entanto, o Governo decidiu manter a fronteira com a Espanha fechada até 5 de abril , e é por isso que a Espanha é a exceção à regra.

 

OS SUPERMERCADOS ESTARÃO ABERTOS ATÉ QUE HORAS?

Os estabelecimentos alimentares ficam abertos até ás 19h - tanto no fim de semana de Páscoa quanto na sexta-feira santa, sendo feriado.

 

O COMÉRCIO DE TAKE -AWAY VAI PARAR?

Não. As mudanças que entraram em vigor na última segunda-feira (15 de março) continuarão em vigor, de modo que a venda ao postigo/take-away será permitida.

 

E CABELEIREIROS E ESTETICISTAS?

No caso dos estabelecimentos que abriram na última segunda-feira (15), eles podem permanecer abertos durante a Páscoa, mediante agendamento. O mesmo se aplica a livrarias, bibliotecas, arquivos e lugares similares.

 

E CERIMÔNIAS RELIGIOSAS?

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional semana de Páscoa será celebrada com fortes limitações pela Igreja Portuguesa: não haverá procissões ou passagem da cruz de casa em casa, por exemplo. Em Fátima, todas as celebrações serão transmitidas online,pois somente quem mora no município de Ourém poderá visitar pessoalmente.

 

AINDA DEVO TRABALHAR EM CASA, SE POSSÍVEL?

Sim, o teletrabalho permanece obrigatório sempre que possível.

 

E DEPOIS DA PÁSCOA?

Após a Páscoa, o plano de desconfineamento do Governo continuará, mas apenas se a situação epidemiológica do país permanecer no nível um. Se isso acontecer, o governo prevê o abertura de escolas para o 2º e 3º ciclos (e respectivos ATL), museus, monumentos, palácios, galerias de arte e afins, e lojas de até 200 m² com porta para a rua em 5 de abril.


Também em 5 de abril, os terraços dos cafés, bares e restaurantes também podem abrir (com um limite de quatro pessoas por mesa), e as academias podem abrir (sem aulas em grupo). Esportes de baixo risco e atividade física ao ar livre são permitidos até quatro pessoas por grupo, por isso os campos de golfe serão reabertos. Feiras e mercados não alimentícios também podem abrir nesse dia, mas essa decisão depende de cada município e não do Governo.

Copyright; Artigo original em Ingles (algarvedailynews.com)

GALERIA